Hemisférios cerebrais

 Em Sem categoria

Lado Esquerdo
intelectual
mecânico
lógico
linear
linguagem verbal
cautela
detalhista (vê a árvore)
repetitivo
substância
verbal
vê a vida como passado, presente e futuro

Lado Direito
emocional
criativo
artístico
espacial
linguagem cor/ imagem/ símbolo
aventura/arrojo
amplo (vê a floresta)
novos caminhos
essência
intuitivo
vê a vida como um eterno presente

Ao ler essa tabela e associa-la ao seu modo de pensar a agir, consegue descobrir qual é a parte de seu cérebro mais desenvolvida?

Na Cinesiologia fazemos o teste para identificar qual o seu hemisfério cerebral predominante, e fazemos correções para equilibrar o uso do seu lado esquerdo e direito do cérebro.

Vamos imaginar que o hemisfério direito está diante de uma floresta, ele vê o todo, a floresta, e só depois enxerga as partes, árvore por árvore. Enquanto o hemisfério esquerdo diante da mesma floresta processa primeiro a parte até chegar ao todo, ou seja cada árvore em detalhe até ver a floresta.

Enquanto não aprendermos a perceber o que a outra pessoa percebe e termos a flexibilidade de aceitar que ambos podem ter razão, estaremos em conflito de percepções.

Há quem pense que um lado do cérebro seja mais importante que o outro.

Da mesma maneira que seu olho direito não é mais importante que o olho esquerdo, sua perna esquerda não é mais importante que a direita, da mesma forma os dois hemisférios cerebrais são importantes. Se uma perna atrofiar, a pessoa passará a andar mancando, terá dificuldade na locomoção. Também se um dos lados do cérebro não é utilizado inevitavelmente haverá uma diminuição do desempenho mental. Ambos os lados do cérebro devem atuar de maneira harmônica e equilibrada, complementando-se em suas funções.

Precisamos que todas as partes do nosso cérebro se comuniquem e trabalhem juntas para o pleno desenvolvimento da inteligência, para melhorar o nosso desempenho na aprendizagem, na comunicação, o equilíbrio emocional e construir nossa autoestima.

Sim, a Cinesiologia pode te ajudar.

Dica: pratique o lado que estiver menos desenvolvido, por exemplo: se você é muito mecânico no dia a dia , procure ser mais criativo buscando novas opções ou fazendo as velhas coisas de forma diferente. Se costumar ver só a árvore, o detalhe, tente ver primeiro a floresta, o todo. E vice versa.

Deixe seu comentário